Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Publicado em 03 de jul de 2014 às 15:28
Uma das balanças de pesagem de veículos pesados da Ecocataratas, localizada em Santa Terezinha de Itaipu, às margens da BR-277, está em obras. Os trabalhos iniciaram no mês de junho e visam proporcionar ainda mais agilidade no atendimento aos motoristas.
O engenheiro responsável pela obra, Jean Zolett, comenta sobre o novo dispositivo a ser instalado. “Será feito a troca do dispositivo de pesagem da balança seletiva, proporcionando a atualização do sistema. O sistema será complementado por um aparelho denominado “vídeo fuga”, dispositivo que identifica por meio de sensores e câmeras na pista, as fugas dos veículos da balança”.
O processo de pesagem de veículos consiste em duas balanças: a seletiva e a de precisão (lenta). Na seletiva, o veículo é pesado a uma velocidade entre 10 e 40 km/h. Havendo algum tipo de divergência no peso ou na velocidade, automaticamente, o veículo é direcionado para a balança lenta, responsável em fazer a pesagem de precisão.
A orientação é que os motoristas estejam sempre atentos à carga transportada. “Trafegar pela pista com excesso de carga, além de ser um risco para o motorista, acarreta na redução da vida útil do pavimento” salienta Cleyton Cezarotto, gerente de atendimento ao usuário.
A pesagem é obrigatória para caminhões e ônibus conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, e os veículos que trafegam com pesos excedentes aos permitidos, causam desgaste na via, além de causar danos aos pneus e aumento no consumo do combustível. A segurança dos motoristas e passageiros fica comprometida, pois o funcionamento da suspensão e sistema de freios é prejudicado quando o veículo está com excesso de peso, ou ainda com peso mal distribuído. Algumas destas orientações podem ser observadas em painéis instalados na BR-277. A ação faz parte da campanha Dicas Salvam Vidas, agora direcionada para motoristas de veículos pesados.
A previsão é de que as obras terminem no mês de agosto. E o investimento é de R$ 270 mil.