Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Férias: é hora de pegar a estrada, mas com cuidados e responsabilidade

Publicado em 22 de jul de 2019 às 08:00

Férias. Hora de arrumar as malas e pegar a estrada em direção a lugares capazes de proporcionar momentos preciosos e inesquecíveis à família. A Ecocataratas, empresa do grupo EcoRodovias que administra 387,1 kms da BR-277 entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, preparou várias dicas de roteiros turísticos para que as famílias dos 18 municípios interligados pelo trecho concessionado possam aproveitar as férias de julho da melhor maneira possível.

 

Independente do roteiro escolhido, a Ecocataratas alerta que, antes viajar, todo o motorista deve realizar a revisão mecânica completa do seu carro, verificar freios e luzes de freio e faróis, calibrar os pneus e abastecer o veículo. Outros cuidados importantes são as condições de transportes de crianças e animais, com cadeirinhas, bancos de elevação e equipamentos próprios. Por fim, nada de bebida alcoólica quando for dirigir, nem uso do celular durante a direção.

 

Entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, a cidade que mais atrai turistas de todo o Brasil e do mundo é Foz do Iguaçu, segundo ponto turístico mais visitado do Brasil. Entre as principais atrações da cidade estão o Parque Nacional do Iguaçu, com as famosas Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, o Marco das Três Fronteiras e o Parque das Aves, isso sem falar do roteiro de compras na fronteira com o Paraguai e a Argentina. Para completar, o turista ainda tem a opção de conhecer o Museu de Cera Dreamland, o Parque dos Dinossauros, o Ice Bar e as Maravilhas do Mundo.

 

Saindo de Foz do Iguaçu, em direção a Guarapuava, a primeira parada sugerida é em Santa Terezinha de Itaipu, com acesso ao Terminal Turístico Alvorada de Itaipu pela PR-874, onde as famílias encontram amplo espaço para camping e muitas atividades aquáticas. Outra opção de lazer na cidade é o Parque Ecológico Domingos Zanette.

 

Seguindo o roteiro, a próxima parada é São Miguel do Iguaçu, onde as famílias podem aproveitar o Terminal Turístico Ipiranga. Em Itaipulândia, outra cidade turística da região, a dica é conhecer o Itaipuland SPA & Resort, um dos maiores parques aquáticos termais da América Latina. Para os religiosos, a sugestão é visitar a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida erguida no Brasil, com 26 metros de altura e 11 m de largura.

 

Retornando para a BR-277 em direção a Guarapuava, o turista chega em Medianeira, onde tem a oportunidade de conhecer o Morro da Salete, um cenário para reflexão e contato religioso. O santuário costuma atrair milhares de pessoas durante todas as épocas do ano. Desde a década de 1960, romeiros chegam ao pé da imagem de Nossa Senhora da Salete e apresentam seus pedidos e graças obtidas. O morro possui 548 metros de altura, suficientes para proporcionar uma vista panorâmica da vizinha Matelândia e parte do Lago de Itaipu.

 

Continuando o trajeto, chega-se em Matelândia, cujo principal ponto turístico é o Castelletto Dal Pozzo, mais conhecido como Castelinho, onde funciona um restaurante com gastronomia tipicamente italiana. Outra atração da cidade é o Circuito Sabiá, incluindo a Gruta do Rio Sabiá, onde é possível interagir com a natureza e conhecer a influência das culturas alemã e italiana na região.

 

Seguindo a rota pela 277, chega-se a Céu Azul, onde as famílias em férias podem saborear a gastronomia típica da região no Pepinão e usufruir da infraestrutura de lazer recém instalada às margens do Parque Nacional do Iguaçu. Outra grande atração da cidade é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Picada Benjamin, na zona rural do município.

 

Cascavel é outro destaque do roteiro turístico da BR-277. Além de estar na lista das maiores cidades do Paraná, Cascavel é conhecida pelo Parque Ecológico Paulo Gorski, maior reserva ecológica urbana do sul do Brasil, o Zoológico do Parque Danilo Galafassi e a Catedral Nossa Senhora Aparecida. O novo teatro municipal e sua contínua programação artística também costumam atrair visitantes de diversas cidades do Paraná.

 

Quem tiver mais tempo de férias, ainda pode conhecer Ibema, Campo Bonito, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Virmond, Cantagalo e Guarapuava. Todas reservam recantos e atrações incríveis para usufruir em família.

 

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) orienta os motoristas a assumir uma direção defensiva ao se deparar com chuva ou neblina na estrada. O primeiro a fazer é reduzir a velocidade e ficar atento às sinalizações. Estar com os faróis acesos, respeitar a faixa contínua e não ultrapassar sem visibilidade são outras recomendações importantes para uma viagem mais tranquila e segura.

Para saber mais sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br ou por meio do perfil no Twitter: @ecocataratas, siga nosso perfil e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para 0800 450 277 ou baixe no celular o aplicativo Ecorodovias APP, onde terá acesso a informações sobre condições de tráfego, serviços e interferências na rodovia. Em situações de emergência, o usuário poderá solicitar atendimento médico ou socorro mecânico acionando a opção “SOS” diretamente no aplicativo.