Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.
Assessoria de imprensa:
(45) 3218-2900 / 9 9951-7271
imprensa@ecocataratas.com.br   

Ecocataratas resgata e dá nova chance de vida a 200 mil animais

Publicado em 18 de nov de 2021 às 08:00

A proteção e os cuidados com o meio ambiente estão alinhados aos valores corporativos da Concessionária Ecocataratas. São práticas diárias de proteção à fauna, para garantir o bem-estar das espécies. Ao longo da concessão, foram 200 mil animais resgatados, dentre eles domésticos e silvestres, como por exemplo cavalos, bois ou vacas, cachorros, gatos, camundongos, corujas, quatis, gambas, dentre outros. Isso gera uma média anual de 8,3 mil animais resgatados ao longo dos 24 anos de concessão.

“São responsabilidades legais e socioambientais de alta importância, uma vez que a rodovia BR-277 influencia ambientes diversificados como as APPs, remanescentes florestais, áreas urbanas e a monocultura, o que contribui para a área de vida dos animais. Os trabalhos de resgate, afugentamento e monitoramento da fauna em rodovias ajudam a garantir o equilíbrio ambiental e preservar a biodiversidade”, destaca a coordenadora de Sustentabilidade da Ecocataratas, Cássia Padilha.

Dar atenção especial às questões do meio ambiente é uma das estratégias delineadas pela concessionária há mais de duas décadas. Entre elas, destaque para a parceria com a ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), no Parque Nacional do Iguaçu, por intermédio da Escola-Parque localizada em Céu Azul.

Nos 32 quilômetros de BR-277 de Céu Azul a Santa Tereza do Oeste, a viagem ganha a companhia do Parque Nacional do Iguaçu. O respeito ao meio ambiente já pode ser observado a poucos metros do início da área de preservação, com a presença dos pórticos informativos e da sinalização, chamando a atenção para os animais silvestres. No percurso, as placas indicam a necessidade de atenção redobrada dos motoristas e redução de velocidade. Há placas para conscientizar os usuários a não jogar lixo e alimentos na pista, sob risco de ameaça à fauna que habita o parque. Estes são alguns dos avanços verificados nesta área ambiental, contemplando ainda os ODS´s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), ligados à ONU (Organização das Nações Unidas).

As atividades de estímulo e incentivo à educação ambiental mobilizaram 22 mil pessoas na Escola-Parque, nos últimos 11 anos. Esse montante equivale ao dobro da população de Céu Azul. Crianças, jovens, adultos e idosos, além de professores, procedentes de municípios da região, do Paraná, do Brasil e inclusive de outros países, foram envolvidos nas atividades de educação ambiental e gincanas de conhecimento.

Obras e meio ambiente

Em relação à proteção da biodiversidade nas obras realizadas ao longo do trecho, a concessionária mantém desde o início da concessão, um time de profissionais engajado para o cumprimento dos programas ambientais, que são condicionantes dos licenciamentos ambientais, e que executam atividades significativas e assíduas ao controle dos aspectos ambientais, o monitoramento e gerenciamento de resíduos nas obras e nos trechos, resgate e monitoramento de fauna e controle  da supressão vegetal e das emissões de CO² na atmosfera, por exemplo, diminuindo e neutralizando os impactos ambientais.

Fauna protegida

A Ecocataratas mantém convênio com clinicas veterinárias e instituições de ensino localizadas nos municípios de Cascavel e Guarapuava. Quando resgatados com vida, todos os animais domésticos e silvestres da BR-277 são tratados e destinados de forma ética e correta, conforme legislação ambiental. Os animais domésticos, após alta de tratamento, são encaminhados para a ONG Vida Animal em Foz do Iguaçu, conveniada com a concessionária. Os animais silvestres, após o tratamento, são realocados na natureza em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra).

A concessionária mantém consultoria ambiental dotada de corpo técnico com biólogos e veterinário. Eles efetuam vistorias preliminares em todos os locais onde se faz necessária eventual supressão de vegetação. Os animais sadios localizados são resgatados e realocados em local apropriado com as mesmas características da área que está passando por intervenção. Já para os casos de animais que necessitam de assistência, o encaminhamento é feito para o Hospital Veterinário da FAG. Todo o processo é licenciado, pelas autorizações de coleta e transporte de material biológico.

Vida animal

A presidente da ONG Vida Animal, de Foz do Iguaçu, Noely Terezinha Passini, destaca o belíssimo trabalho desenvolvido pela Ecocataratas. “Não fosse esse belo trabalho, o que seria destes animais?”, indaga. Ao receber os pets, a ONG realiza o tratamento, a castração, fornece alimentação e garante todo o suporte até o momento da adoção. “É preciso ressaltar a preocupação da concessionária com o bem-estar dos animais e com a segurança dos usuários”, salienta. Hoje, a ONG Vida Animal abriga 265 cães e gatos em duas chácaras. Fundada em 2009, é mantida por meio de doações da comunidade.

Hospital Veterinário FAG

O Hospital Veterinário do Centro Universitário FAG é o local para onde são destinadas as espécies de grande e médio portes. Desde o início da parceria, foram mais de 120 animais recuperados e tratados, muitos dos quais entregues novamente aos seus tutores e outros para adoção.

O diretor do Hospital Veterinário FAG, Sérgio Martini, resumiu os anos de convênio com a Ecocataratas utilizando uma palavra: excelente. “Essa diversidade de animais trazidos pela Ecocataratas até nós, cada um com uma particularidade e com diferentes enfermidades, acaba por enriquecer o conhecimento dos alunos e por sua vez, torna possível a recuperação desses animais, dando a eles mais uma chance de sobrevivência”. Os animais recebem o devido tratamento e aguardam a manifestação do dono por 30 dias. Expirando esse prazo, automaticamente passam para a condição de adoção.

Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277.