Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Ecocataratas e Parque Nacional do Iguaçu levam educação ambiental a 22 mil pessoas

Publicado em 02 de jun de 2021 às 08:00

A Ecocataratas tem feito o dever de casa quando o assunto é sustentabilidade e preservação do meio ambiente. As ações estratégicas vêm ao encontro dos ODS´s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), ligados à ONU (Organização das Nações Unidas). Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a concessionária evidencia a parceria de mais de uma década estabelecida com a Unidade Avançada do Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul e a ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Nos últimos 11 anos, as atividades de estímulo e incentivo à educação ambiental envolveram ao menos 22 mil pessoas, número equivalente ao dobro da população de Céu Azul, cidade-sede da unidade avançada do PNI.

Crianças, jovens, adultos e idosos, além de professores, procedentes de municípios da região, do Paraná, do Brasil e inclusive de outros países, foram envolvidos intensamente nas atividades de educação ambiental e gincanas de conhecimento.

O analista de Sustentabilidade da Ecocataratas, Marcelo Rançan, volta ao tempo e recorda os principais pontos da parceria. “Antes da pandemia, a Ecocataratas e o PNI/ICMBio promoveram várias ações de conscientização e sensibilização presenciais e ainda publica densos conteúdos nas mídias sociais sobre a importância de preservar a natureza”.

Além disso, para combater os possíveis focos de incêndio, um caminhão pipa da concessionária fica à disposição do parque 24h, na praça de pedágio de Céu Azul. “Todas essas atividades contemplam principalmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15, envolvendo a Vida sobre a Terra”.

Nos 32 quilômetros de BR-277 margeados pelo Parque Nacional do Iguaçu em Céu Azul, o respeito ao meio ambiente já pode ser observado a poucos metros do início da área de preservação, pela presença dos pórticos informativos e da sinalização, despertando a atenção para a densa flora e animais silvestres, pedindo atenção redobrada dos motoristas e redução de velocidade ao longo do percurso. Há placas para conscientizar os usuários a não jogar lixo e muito menos alimentos na pista, sob risco de colocar em risco a vida da fauna que habita o parque.

Mensalmente é realizada a roçada mecânica, conservação dos aceiros e a limpeza de toda a extensão da faixa de domínio, área de aprox. 30 metros de largura compreendida entre o parque e a rodovia, que a concessionária mantém limpa e como forma de minimizar o impacto ambiental na unidade de conservação, existem nove dispositivos de contenção para evitar o avanço do lixo e outros resíduos até o parque e para impedir o assoreamento ou erosão.

185 mil hectares de fauna e flora

O Parque Nacional do Iguaçu conta com 185 mil hectares ligando o Brasil e a Argentina. Corresponde a 73,33% do território de Céu Azul. Dilce Ferrari Pompeu Silva responsável pela estrutura em Céu Azul, conhece bem a realidade da unidade avançada do PNI e os resultados alcançados por intermédio da parceria com a Ecocataratas. O projeto nasceu em 2010, abrangendo não somente a unidade em Céu Azul, mas também Foz do Iguaçu, com diversas ações de educação ambiental. “A concessionária destinou recursos para melhorias da trilha de caminhada, com a utilização de material fresado na pista, garantindo mais aderência e segurança aos usuários durante a prática de exercícios físicos”. Na Eco Trilha, que totaliza mil metros e avança mata adentro, investiu recursos para aquisição de placas de identificação das espécies da flora nativa. A unidade avançada conta com sala administrativa, mini museu, biblioteca e espaço para aulas de educação ambiental.

Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277.