Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Ecocataratas neutraliza 11 mil toneladas de CO2

Publicado em 30 de jun de 2021 às 08:00

Não é à toa que desde 2013, a Ecocataratas - empresa do grupo EcoRodovias responsável pela concessão de 387,1 quilômetros da BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, recebe ano após ano o selo Amigo do Clima, programa ambiental que garante a transparência e rastreabilidade das atividades compensatórias nas emissões dos gases de efeito estufa.

Nesses oito anos, as ações colocadas em prática pela Ecocataratas têm minimizado os impactos ambientais provocados pelas atividades operacionais. A compensação por crédito de carbono resultou na neutralização de 11 mil toneladas de CO2. O montante equivale, aproximadamente, ao cultivo de uma floresta composta por 78,5 mil árvores nativas. Esse número totaliza uma área aproximada de 125,5 hectares, respeitando um espaçamento de quatro metros cada árvore.

“Todas as emissões de dióxidos de carbono são neutralizadas pela Ecocataratas. A empresa reforça o seu compromisso com o meio ambiente, compensando todas as suas emissões atmosféricas provenientes de suas atividades”, salienta o Analista de Sustentabilidade da Ecocataratas, Marcelo Rançan.

Redução de emissões

Algumas das ações que a empresa emprega para reduzir as emissões são: uso alternativo do etanol em vez de gasolina nos veículos da frota leve; rigoroso programa de manutenção veicular para evitar o desgaste e melhorar a eficiência; telemetria instalado em todos os veículos operacionais; treinamento dos colaboradores que conduzem veículos quanto a direção segura e eficiente; substituição de lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de vapor de sódio por LED; manutenção mensal nos aparelhos de ar-condicionado e campanhas frequentes de sensibilização ambiental junto aos colaboradores diretos e indiretos.

O CO2 é o grande vilão do efeito estufa, principal responsável pelo aquecimento global. Os impactos deste inconveniente são devastadores: aumento no volume dos oceanos e das temperaturas, extinção de biomas, alteração química do planeta, extinção e migração das espécies, entre outras consequências.

A compensação é feita pela aquisição de crédito de carbono, envolvendo projetos de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação) e MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo). No ano passado, por exemplo: o projeto do crédito de carbono envolveu a Hidrelétrica Teles Pires, afluente do rio Tapajós com capacidade de geração de 1.800 MWh. Para se ter ideia, a usina é responsável por gerar energia limpa a uma população de 13,5 milhões de habitantes, mais que toda a população do estado do Paraná. Este ano, a compensação ocorreu por meio de três projetos, sendo o de maior relevância um projeto de REDD na Amazônia, no estado do Pará, que sozinho concentrará a compensação de cerca de 11 mil toneladas de CO2, com benefício da compensação carbônica e da manutenção da floresta em pé. Somente entre os anos de 2019 e 2020, a Ecocataratas compensou o equivalente a 4,7 mil toneladas de CO2.

Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277.