Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Impactos ambientais são compensados na Ecocataratas

Publicado em 18 de nov de 2020 às 10:00

Os impactos ambientais gerados por intervenções rodoviárias e estruturais no trecho de 387,1 quilômetros da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, sob concessão da Ecocataratas, empresa do grupo EcoRodovias, são compensados com a neutralização dos gases causadores do efeito estufa.

 

Desde 2013, foram 10 mil toneladas de CO² que deixaram de impactar na atmosfera. O montante equivale ao sequestro de dióxido de carbono emitido em um dia por carros, ônibus, motos na cidade de São Paulo, detentora da maior frota de veículos do País (nove milhões), conforme recente pesquisa do Instituto de Energia e Meio Ambiente.

 

O Grupo EcoRodovias é signatário do programa Amigo do Clima e “os compromissos assumidos envolvem ações de compensação de emissões de carbono na atmosfera, contemplando vários escopos ao longo dos últimos anos”, destaca o analista de Sustentabilidade da Ecocataratas, Marcelo Rançan.

 

Essa e outras ações em prol do meio ambiente renderam ao grupo EcoRodovias e à Ecocataratas, o selo Amigo do Clima, iniciativa ambiental de cunho voluntário, com a finalidade de apoiar organizações, eventos e pessoas a compensar as emissões dos gases causadores do efeito estufa, reconhecendo as empresas pelos bons exemplos voltados à prática da sustentabilidade corporativa. Os três pilares para esse propósito são: mensurar, reduzir e compensar.

 

“Atuamos além das nossas obrigações legais em relação ao meio ambiente, efetivando a compensação voluntária das emissões de gases do efeito estufa. Contamos com um extenso trabalho de gestão de sustentabilidade, em que calculamos o impacto atmosférico de nossas atividades, tomamos ações para reduzi-lo e mitigá-lo, antes de compensá-lo”, destaca Marcelo.

 

Essa compensação ocorre por intermédio da aquisição de créditos de carbono por meio de projetos verdes, os chamados MDLs (Mecanismos de Desenvolvimentos Limpos).

 

Todas as atividades da concessionária, incluindo fontes de terceiros, são monitoradas e inventariadas. Neste contexto, os envolvidos já contam com uma cultura de redução de emissões atmosféricas, com várias iniciativas em andamento, como o sistema de telemetria, abrangendo a frota. Por ele, é possível obter uma significativa melhora na eficiência dos veículos, consumindo menos combustível e minimizando as emissões de gases causadores do efeito estufa.

 

Vários critérios são inventariados, como por exemplo, as emissões provenientes do uso e mudança do solo. “Chegar à neutralização total de todas as emissões, incluindo as indiretas, é um desafio que norteia as estratégias da empresa. Estamos monitorando também as atividades dos prestadores de serviços”.

 

Outros pontos positivos com as práticas de redução e neutralização das emissões provocadas pelas nossas atividades, vão desde a garantia da qualidade do ar mais saudável nas comunidades lindeiras, especialmente em áreas próximas a obras, ao aumento da eficiência de equipamentos e serviços, demandando menos impacto aos recursos naturais. A Ecocataratas é certificada pela ISO 140001/2015, favorecendo e gerando engajamento quanto às questões climáticas.

 

Para Marcelo Rançan, a participação da concessionária no Programa Amigo do Clima é estratégica, pois a partir de um processo de verificação e garantia, comunicamos aos grupos de relacionamentos por meio de publicação voluntária no registro público de emissões, que todas as atividades são inventariadas e compensadas, deixando claro o compromisso ambiental com a sociedade.

 

Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277.